terça-feira, 15 de maio de 2012

Exportação dos vinhos Portugueses

Em Janeiro veiculava-se a capacidade de Portugal em exportar os seus vinhos "Angola é o principal destino de exportação dos vinhos do Alentejo. Vendas para o país aumentaram 82,5% entre Janeiro a Outubro de 2011" como referia Tiago Caravana - Director de marketing da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana - em entrevista ao Jornal Económico.
Certo é que independentemente do aumento das exportações do néctar português, os vinhos em Angola continuam a atingir preços não suportáveis por todas as carteiras. É um mercado com um potencial enorme pelo que deve ser levado em linha de conta pelos produtores Portugueses. Cientes que produzem dos melhores vinhos do mundo, os Portugueses, podem e devem apostar neste mercado Angolano, facilitador linguística e historicamente pelas razões por todos conhecidas.
Não me parece que o Senhor Ministro da Economia que se encontra, neste momento de visita a Angola tenha dado a oportunidade aos empresários vitivinícolas para, com ele, se apresentarem ao mercado Angolano, como aliás parece ter feito com a área da cerveja. Será que o vinho não merece igual tratamento? Fica a questão por responder. Talvez a economia do "pastel de nata" tenha resposta! 

Sem comentários:

Produção vitivinícola da Qtª da Fraga


O processo de produção de vinho, na Quinta da Fraga, começa, com a plantação da vinha, o seu tratamento e posterior colheita da uva, para vinificação, conforme os métodos tradicionais e ancestrais, o que implica que o nectar produzido nesta Quinta, seja diferente de todos os demais da Região Demarcada do Dão

Tempo em Viseu